Domínios .nu:

Na Internet, o domínio geográfico principal que identifica um endereço localizado em Niue.

Niue ou Niuê é um país constituído pela ilha homónima e pelo Recife Antiope. Está situado no sul do Oceano Pacífico. É geralmente conhecido como a "Rocha da Polinésia". Embora tenha um governo próprio, está em livre associação com a Nova Zelândia. Niue está localizada a 2.400 km a nordeste da Nova Zelândia no triângulo formado por Tonga, Samoa e as Ilhas Cook. A sua capital é Alofi.

Índice

História

Niue, sendo um lugar remoto, assim como tendo diferenças linguísticas e culturais entre seus habitantes e o resto dos habitantes das Ilhas Cook, foi administrada separadamente. A população da ilha continua a diminuir(de um máximo de 5.200 em 1966 para 2.100 em 2000) com uma emigração substancial para a Nova Zelândia.
Niue foi inicialmente habitada por marinheiros polinésios de Tonga, Samoa e das Ilhas Cook. O capitão James Cook foi o primeiro europeu a avistar a ilha, mas não pode desembarcar devido à oposição da população local. Em resposta, ele nomeou Niue "A Ilha Selvagem".
Missionários cristãos da Sociedade Missionária de Londres converteram a maioria da população em cerca de 1846. Em 1887, o Rei Fataaiki escreveu à Rainha Vitória da Inglaterra, pedindo que Niue fosse colocada sob a proteção britânica, mas o seu pedido foi recusado. Em 1900, em resposta aos pedidos repetidos, a ilha transformou-se num protectorado britânico, e no ano seguinte foi anexada pela Nova Zelândia. Niue ganhou autonomia em 1974 associada à Nova Zelândia, que controla os assuntos militares e estrangeiros da ilha. A Niue foi oferecida autonomia em 1965 (juntamente com as Ilhas Cook, que aceitaram), mas esta pediu para que a autonomia fosse oferecida noutra década.
Em Janeiro de 2004, Niue foi atingida por um ciclone devastador (Ciclone Heta) que deixou 200 dos 1600 habitantes da ilha desabrigados. Enquanto alguns residentes locais escolheram mais tarde não reconstruir as suas casas, o Ministro dos Assuntos Estrangeiros da Nova Zelândia Phil Goff especulou que o estatuto de Niue como uma nação autónoma associada à Nova Zelândia poderia ser colocado em questão se muitos residentes partissem da ilha comprometendo os serviços básicos. Logo depois, o Primeiro-ministro de Niue Young Vivian rejeitou categoricamente a possibilidade de alterar o relacionamento existente com a Nova Zelândia.

Política

Aldeias

Geografia

Alofi, capital of NiueImage via Wikipedia

Alofi, a capital e maior cidade de Niue.
Situada entre as coordenadas 19°03′48″S e 169°52′11″W, Niue é uma ilha de 260 km² localizada no Pacífico sul à leste de Tonga.
Niue é uma das maiores ilhas-coral do mundo. Uma barreira de coral envolve praticamente toda a ilha, com excepção de uma parte na costa oeste, próxima da capital, Alofi. Uma característica marcante da ilha é o grande número de cavernas de pedra calcária encontradas próximas da costa. O ponto mais elevado tem 68 m.
A ilha tem um formato praticamente oval ( diâmetro de cerca de 18 Km ), com duas grandes baías recortando a costa oeste ( baía de Alofi no centro, e a baía de Avatele no sul ). Entre estas está o promontório de Halagigie Point. Uma pequena península, Tepa Point ( ou Blowhole Point ) está localizada próxima do vilarejo de Avatele no sudoeste. A maioria da população de Niue reside perto da costa oeste, próximo da capital, e no noroeste.
Niue apresenta um clima tropical, com o período de chuvas mais extensas ocorrendo entre Novembro e Abril, moderado por ventos alísios.


Niuē Fekai
Niue
Flag of Niue.svg
Public Seal of Nieu.svg
Bandeira Brasão de armas
Hino nacional: Ko e Iki he Lagi
(O senho no paraíso)
Gentílico: Niueano



Capital Alofi
19°03'48"N 16°52'11"L
Cidade mais populosa Alofi do Sul
Língua oficial Niueano, Inglês
Governo Monarquia parlamentar
 - Rainha Isabel II
 - Primeiro-ministro Toke Tufukia Talagi
Formação
 - Acto constitucional 19 de outubro de 1974 
Área
 - Total 260 km² km² 
 - Água (%) 0
População
 - Estimativa de 2006 1679 hab. 
PIB (base PPC) Estimativa de 2002
 - Total US$ 7 milhões 
 - Per capita US$ 5.800 
Moeda Dólar da Nova Zelândia (NZD)
Fuso horário -11
Org. internacionais OMS
Cód. Internet .nu
Cód. telef. +683
Website governamental http://www.gov.nu/