O termo logradouro tem origem na palavra "lograr", que significa obter, alcançar ou desfrutar de algo. Ele se refere a um espaço público destinado à circulação de veículos e pedestres, reconhecido pela municipalidade e oficialmente denominado por ela. Os logradouros incluem ruas, travessas, becos, avenidas, praças, pontes e outros tipos de áreas de circulação pública. Esses espaços são de uso comum e normalmente estão abertos ao trânsito de veículos. Em essência, um logradouro é um local onde as pessoas podem usufruir e desfrutar.

Significado e Classificação do Termo Logradouro

  • Logradouro é um substantivo masculino e seu plural é logradouros.
  • A palavra logradouro tem sua separação silábica em "lo-gra-dou-ro".
  • Alguns sinônimos de logradouro são: jardim, parque, passeio, praça e rua.

Utilização do Termo Logradouro

Logradouro como Informação no Sistema de Endereçamento dos Correios

Um dos usos mais comuns do termo logradouro é no sistema de endereçamento dos Correios, o órgão público responsável pelas correspondências. Nesse contexto, o logradouro é composto pelo tipo de logradouro (ex.: rua, avenida, praça) e pelo nome oficial do logradouro (ex.: Avenida Paulista, Rua Tiradentes, Praça da Liberdade). Ao preencher cadastros e documentos, o campo "logradouro" deve ser preenchido com essas informações.

Logradouro em Sentido Geral

Em uma abordagem mais ampla, logradouro refere-se a um espaço público ou privado que pode ser utilizado ou desfrutado por alguém. Alguns exemplos de logradouros incluem:

Logradouros Urbanos

  • Ruas, avenidas, praças, jardins, parques, entre outros. Esses são logradouros urbanos reconhecidos oficialmente pela administração de cada município e destinados ao uso comum dos cidadãos e à circulação de veículos.

Logradouros Rurais

  • Terrenos adjacentes a uma habitação que servem para serventia ou outras finalidades. Esses são logradouros rurais, que podem ser de propriedade privada ou pública.

Logradouros Pastoris

  • Campos de pastagem comum ou público, onde o gado pode se alimentar. Esses são logradouros pastoris, também conhecidos como logradoiros.

Definição de Logradouro

O termo logradouro possui diversas definições, dependendo do contexto em que é utilizado. Entre as definições mais comuns, temos:

  • Aquilo que pode ser logrado.
  • Terreno adjacente a uma habitação para fins de serventia.
  • Terreno público utilizado para pastagem de gado.
  • Terreno não cultivado.
  • Espaço ao ar livre de uso público.

Diante dessas definições, fica evidente que logradouro está relacionado a espaços públicos que podem ser desfrutados pela comunidade em geral.

Exemplos de Uso do Termo Logradouro na Imprensa

Aqui estão alguns exemplos de uso do termo logradouro em notícias e artigos:

  1. Homenagem a José Saramago no Rio de Janeiro

    A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou um projeto de lei para nomear um logradouro da cidade em homenagem ao escritor português José Saramago, que faleceu aos 87 anos em 18 de junho. Essa iniciativa reconhece a importância do autor e sua contribuição para a literatura.

  2. Considerações sobre Eventos em Logradouros Públicos

    Em um artigo, um desembargador destaca a importância de considerar o horário e o local da realização de eventos em logradouros públicos e turísticos. Ele ressalta que esses espaços são frequentados por crianças e adolescentes, portanto, é necessário tomar medidas adequadas para garantir sua segurança e bem-estar durante tais ocasiões.

Conclusão

O termo logradouro abrange uma variedade de significados, mas em geral se refere a espaços públicos destinados à circulação de veículos e pedestres. São áreas reconhecidas oficialmente pela administração municipal e oferecem a oportunidade de uso e desfrute pela comunidade. Além disso, logradouro é um elemento importante no sistema de endereçamento dos Correios, facilitando a localização e entrega de correspondências. É fundamental compreender o conceito de logradouro para uma melhor compreensão da infraestrutura urbana e dos aspectos relacionados à organização dos espaços públicos.