Boolean, booleano:

Boolean é um termo muito comum em programação e ciência da computação. Ele se refere aos valores lógicos de verdadeiro ou falso, também conhecidos como 1 e 0, respectivamente. Esses valores são usados ​​para tomada de decisões em programas de computador e outras aplicações que envolvem lógica booleana.

Uma das principais características do Boolean é a sua simplicidade. Os valores booleanos são muito fáceis de entender e usar em um programa. Na maioria das linguagens de programação modernas, há uma palavra-chave dedicada para valores booleanos, geralmente com os valores "verdadeiro" e "falso" predefinidos.

Além disso, os valores booleanos também podem ser representados por dados inteiros. Nesse caso, um valor de zero é considerado "falso", enquanto qualquer outro valor é considerado "verdadeiro". Isso é especialmente útil em situações em que o programador precisa economizar memória.


Na lógica booleana, as operações mais comuns são "E" (AND), "OU" (OR) e "NÃO" (NOT). O operador "E" retorna verdadeiro apenas se ambos os operandos forem verdadeiros, enquanto o operador "OU" retorna verdadeiro se pelo menos um dos operandos for verdadeiro. O operador "NÃO" retorna o oposto do valor de entrada.

Os valores booleanos também são frequentemente usados em estruturas de controle de fluxo, como instruções "if" e loops "while". Nesses casos, o programa verifica se uma determinada condição é verdadeira ou falsa e age de acordo.

Além disso, os valores booleanos também são frequentemente usados em expressões regulares para buscar padrões em texto ou dados.

Pesquise também por: Boolean algebra (álgebra booleana); Boolean operator (operador booleano).