domínio
[Do lat. dominiu.]
Substantivo masculino.

1.
Dominação, autoridade, poder.
2.
Posse, senhorio.
3.
Grande extensão territorial pertencente a um indivíduo.
4.
V. colônia1 (4).
5.
Âmbito de uma arte ou de uma ciência; pertença.
6.
Esfera de ação.
7.
Anál. Mat. Numa função, conjunto dos valores que as variáveis independentes podem tomar. [Cf., nesta acepç., campo de definição e contradomínio.]
8.
Anál. Mat. Conjunto conexo aberto que contém pelo menos um ponto; região.
9.
Fís. Num sólido ferromagnético, conjunto de cristais vizinhos cujos momentos magnéticos são paralelos a uma mesma direção.
10.
Imun. Porção de macromolécula com ação biológica, e que se comporta como uma unidade estrutural, tendo um papel específico na atividade exercida por essa macromolécula; pode manter sua forma original quando se partem ligações da cadeia química a que pertença.
11.
Inform. Conjunto de valores que um atributo ou uma variável de programa podem assumir.
12.
Inform. Numa rede como a Internet, o segmento final de um endereço eletrônico (q. v.), que identifica a rede local, a instituição, ou o provedor de acesso do servidor.


Domínio complexo. 1. Anál. Mat. Domínio cujos elementos são números complexos; domínio dos complexos.

Domínio de integridade. 1. Álg. Mod. Conjunto de elementos para os quais são definidas as operações de soma e de produto, com os seguintes postulados: a) o conjunto é fechado para a soma e para o produto; b) a soma e o produto são unívocos; c) a soma e o produto são comutativos; d) a soma e o produto são associativos; e) o produto é distributivo em relação à soma; f) o conjunto contém identidade para a soma; g) o conjunto contém a identidade para o produto; h) o conjunto contém o inverso aditivo; i) vale a lei do corte.

Domínio direto. 1. Jur. O domínio do senhorio, que recebe do enfiteuta um foro ou pensão anual, certa, invariável e perpétua.

Domínio dos complexos. 1. Anál. Mat. Domínio complexo.

Domínio dos reais. 1. Anál. Mat. Domínio real.

Domínio ordenado. 1. Álg. Mod. Domínio cujos elementos formam um conjunto ordenado.

Domínio real. 1. Anál. Mat. Aquele em que a variável só assume valores reais; domínio dos reais.

Domínios isomórficos. 1. Álg. Mod. Aqueles entre os quais se pode estabelecer isomorfismo.

Domínio útil. 1. Jur. O domínio do enfiteuta, que consiste no aproveitamento da utilidade das coisas aforadas e na percepção dos frutos delas.

De domínio público. 1. Edit. Diz-se de obras literárias, etc., que, por se ter expirado o prazo de proteção legal, podem ser reproduzidas livremente.