Baudot codecódigo de Baudot:

O Código de Baudot é um sistema de codificação de cinco bits, utilizado principalmente nas transmissões de telex. Foi criado pelo engenheiro e telegrafista francês Jean-Maurice-Emile Baudot em 1874, revolucionando a telegrafia da época.

Origem

Antes da criação do Código de Baudot, a telegrafia era limitada por sua complexidade. Os primeiros sistemas utilizavam uma única linha para transmitir apenas um sinal. Posteriormente, foram criados sistemas que permitiam a transmissão simultânea de vários sinais através de linhas diferentes. No entanto, esses sistemas ainda eram muito complicados e caros.

Foi então que Baudot desenvolveu seu sistema de codificação de cinco bits, que permitia a transmissão de letras, números e caracteres especiais através de um único fio. Isso tornou a telegrafia mais simples e barata, além de aumentar a velocidade de transmissão.

Características

O Código de Baudot é composto por 32 combinações diferentes de cinco bits cada, sendo 25 usadas para letras e números e sete para caracteres especiais. Cada combinação representa um único caractere, e é transmitida como um sinal elétrico através de um único fio.

Vantagens

  • Simplificação da telegrafia
  • Redução de custos
  • Aumento da velocidade de transmissão
  • Utilização de um único fio para transmissão

Desvantagens

  • Limitação do número de caracteres que podem ser transmitidos
  • Dificuldade na interpretação dos sinais por pessoas não familiarizadas com o sistema

Exemplos de uso

O Código de Baudot foi amplamente utilizado nas comunicações telegráficas, sendo especialmente importante durante a Primeira Guerra Mundial. Foi utilizado em conjunto com o sistema de criptografia conhecido como Cifra ADFGVX, utilizado pelo exército alemão para proteger suas comunicações.

Nomes importantes

Além de Baudot, outros nomes importantes estão associados ao Código de Baudot. Um deles é Donald Murray, que desenvolveu um teletipo usando o código de Baudot em 1901. Outro nome importante é o do matemático estadunidense George Stibitz, que usou o código de Baudot para transmitir dados em um computador pela primeira vez em 1940.

Atualidade

Embora o uso do Código de Baudot tenha diminuído drasticamente com a popularização da Internet e dos sistemas de comunicação digital, ainda é utilizado em algumas áreas, como nas comunicações marítimas e aéreas.

Em resumo, o Código de Baudot foi um marco na história das telecomunicações, permitindo a simplificação e a democratização da telegrafia. Apesar de suas limitações, seu legado ainda pode ser visto nos sistemas de comunicação modernos.